

O treinamento funcional é um método de trabalho dinâmico caracterizado por mesclar diferentes capacidades físicas em um único exercício baseando-se nos movimentos naturais do ser humano, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar. Desta forma o foco passa de um grupo muscular isolado para todo o corpo, os movimentos trabalham a força muscular, a flexibilidade, o sistema cardiorrespiratório, a coordenação motora, equilíbrio, resistência e agilidade.
Em alguns exercícios, a carga de trabalho é exercida pelo próprio peso do corpo somado ao equilíbrio. Também acrescentamos acessórios e até alguns equipamentos específicos.
Além da tonificação muscular, o treinamento funcional demanda maior complexidade do movimento e envolvimento de várias capacidades físicas. Isso faz com que o organismo tenha um gasto energético muito maior, além de trazer grandes contribuições, como a melhora da flexibilidade, o emagrecimento, a otimização da coordenação motora, o ganho de equilíbrio e o condicionamento cardiorrespiratório.
